A plasticidade é a capacidade de fazer e desfazer ligações entre os neurônios, as funções plásticas do cérebro possibilita as conexões sinápticas, cria adequações e reorganiza os padrões neurais. A plasticidade cerebral é permanente e acontece ao longo da vida do sujeito.
A neuroplasticidade tem o poder de fazer adaptações e modificações tanto na estrutura como no funcionamento do cérebro. A neuroplasticidade é a capacidade cerebral de se modificar e se adaptar em resposta aos estímulos sensoriais. A neuroplasticidade é desencadeada no cérebro do aprendiz pelas estratégias pedagógicas e pelas experiências de vida.
Os estímulos são captados pelos órgãos sensoriais e se transformam em impulsos eletroquímicos capazes de criar as conexões sinápticas, as quais possibilitam modificar e adaptar as informações alterando as funções e a estrutura do cérebro.
A neuroplasticidade possibilita o desenvolvimento da aprendizagem, pois reorganiza, modifica e adapta o conhecimento tendo como base a resposta aos estímulos sensoriais. Além de permitir o equilíbrio entre os esquemas de assimilação e acomodação das informações e ainda as modificações das estruturas cognitivas no cérebro do aprendiz.
Me conta, você já usa alguma estratégia neuroeducativa?