Neuropsicopedagogia e o desenvolvimento cognitivo

 

Jean Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro períodos ou estágios, os quais são eles: Sensório-motor representa os primeiros reflexos; Pré-Operatório representa a inteligência simbólica; Operatório concreto representa a inteligência concreta; Operatório formal representa a inteligência lógica.

 

Cada período segue uma estrutura de sucessão, pois são subordinadas, ou seja, as estruturas subsequente resulta das precedentes e se mesclam entre si, sendo ultrapassada para um estágio superior e com isso ocorre uma ampliação das estruturas cognitivas.

 


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De acordo com Piaget no processo de desenvolvimento cognitivo existe quatro fatores que influenciam e determinam a construção das estruturas cognitivas, os quais são eles: A maturação (aprendizagens iniciais); A experiência (interação entre o sujeito e o objeto); O social (interação com o meio); A equilibração (interação com os outros fatores). 

 

A Neuropsicopedagogia se apresenta como um instrumento importante no desenvolvimento cognitivo, pois a sua atuação consiste na prática da observação e identificação de questões relacionadas a área cognitiva dos educandos. E com isso, o neuropsicopedagogo busca criar estratégias que enriqueça as estruturas cognitivas e promova o desenvolvimento da aprendizagem.

 

 

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