Neuropsicopedagogia e as dificuldades de aprendizagem

Os indivíduos com dificuldade de aprendizagem apresenta níveis de funcionalidade inferiores, ou seja, atrasos no desenvolvimento da aprendizagem. As causas são muito diversas podem ser alterações nas funções cognitivas, questões emocionais e também pode ser pelo o método de ensino.

 

O trabalho do neuropsicopedagogo busca observar, identificar e intervir em situações que causam prejuízos na aprendizagem que envolva sujeitos com dificuldades, transtornos, síndromes ou altas habilidades.

 


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Contribuições da Neuropsicopedagogia:

  • Observação de questões cognitivas, comportamentais e motoras, relacionadas ao desenvolvimento humano em ambiente escolares;
  • Identificação de dificuldades de aprendizagem existentes;
  • Criação de estratégias que possa viabilizar o processo de ensino e aprendizagem;
  • Avaliação, intervenção e acompanhamento neuropsicopedagogico;
  • Intervenção, reabilitação e estimulação cognitiva;
  • Compreensão dos mecanismos cerebrais, ou seja, a relação entre o cérebro e a aprendizagem;
  • Educação inclusiva e reintegração social e escolar dos indivíduos;

 

 

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