Neuropsicopedagogia

 

A neuropsicopedagogia é uma nova ciência em crescimento e destaque em função da sua aplicabilidade e importância no contexto educacional, clínico, familiar, terapêutico etc.

 

Surgiu da necessidade de entender a complexidade humana por meio da multiplicidade de olhares, ou seja, compreender as condições neuropsíquicas e cognitivas do sujeito.

 

A neuropsicopedagogia tem como abordagem científica a transdisciplinaridade, fundamentada nas áreas da Neurociência, da Psicologia e da Pedagogia, cuja finalidade busca a compreensão da relação entre o cérebro e o processo da aprendizagem.


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A neurociência e a educação são os alicerces teórico e prático de sustentação da Neuropsicopedagogia. A neurociência cognitiva permite entender as estruturas cerebrais, o sistema nervoso, a plasticidade cerebral, os neurotransmissores e outros elementos de importância no desenvolvimento da aprendizagem. Já a educação permite entender os fatores de interferência no processo de ensino e aprendizagem.

 

O neuropsicopedagogo pode atuar na área Institucional realizando atendimentos coletivos em ambientes escolares, através da prática da observação e identificação de problema nas áreas cognitivas, de comportamento e motoras. Criando estratégias para o ensino e aprendizagem, e quando necessário realizar encaminhamentos para outros profissionais.

 

O neuropsicopedagogo pode atuar também na área Clínica realizando atendimentos individualizados em espaços adequados como consultórios particulares e posto de saúde. Compete a esse profissional realizar avaliação, intervenção e o acompanhamento neuropsicopedagogico e quando necessário encaminhamentos para outros profissionais.

 

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